Tartarugas

O nascimento de tartarugas marinhas é um espetáculo que a natureza nos proporciona. Organizado com a ajuda do nosso Biólogo e Voluntário Felipe Brayner é possível realizar o monitoramento desde a chegada da fêmea para postura.

O biólogo em sua fala explica um pouco de como a natureza realiza esse evento.

Biologo no desovamento tartaruga
"Depois da postura, a fêmea volta para o mar. O calor da areia é responsável pelo desenvolvimento dos embriões dentro dos ovos. A determinação do sexo dos filhotes depende da temperatura de incubação: temperaturas altas (acima de 30 ºC) produzem mais fêmeas enquanto temperaturas mais baixas (abaixo de 29 ºC) produzem mais machos. Dependendo da espécie, cada fêmea pode realizar de três a 13 desovas em uma mesma temporada de reprodução, com intervalos que variam entre nove e 21 dias e cada ninho contém, em média, 120 ovos."
Felipe Brayner Biologo de Onda Limpa
Felipe BRAYNER
Biólogo

Com os poucos materiais que temos marcamos os ninhos com estacas que servem para proteger e para sinalizar aos tartarugueiros e pesquisadores informações importantes para a conservação das tartarugas marinhas. Onde há estacas não mexa, não remova, não passe por cima. Respeite a vida!

Sinalização aos tartarugueiros
Mirante do côco verde nascimento tartarugas
"Os filhotes rompem os ovos e nascem após um período de incubação que varia entre 45 e 60 dias, dependendo do calor do sol. Em movimentos quase que sincronizados, os filhotes emergem em conjunto retirando a areia até alcançarem a superfície do ninho e correrem em grupo para o mar. A saída do ninho ocorre sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura da areia, nessa hora, são menores as chances de serem atacados por predadores. Eventualmente, num dia nublado ou chuvoso pode ocorrer o nascimento durante o dia, por conta do resfriamento da areia. Para chegar ao mar, os filhotes se orientam pela luminosidade do horizonte."
Felipe Brayner Biologo de Onda Limpa
Felipe BRAYNER
Biólogo
O evento do nascimento reúne várias pessoas, e com a ajuda de voluntários ajudamos as tartaruguinhas recém nascidas a chegarem ao mar em segurança. 
 
E você também pode nos ajudar :
 – Sendo um informante, se em uma de suas caminhadas pelas praias do Litoral do Cabo de Santo Agostinho/PE você encontrar ninhos de tartarugas marinhas entre em contato conosco. Iremos até o local e acompanharemos o ninho.
– Sendo também um doador de recursos para o monitoramento dos ninhos.
Area de desova das tartarugas

A odisseia de Jack Gancho

A tartaruga verde encontrada mutilada

Conheça esta bela história

A mortandade das tartarugas

O numero de tartarugas encontradas mortas no litoral Nordestino aumenta cada ano

Conheça esta reportagem

Nossa galeria de fotos