COLETA SELETIVA

Cada um pode organizar a coleta seletiva em sua casa 😉

A maioria dos resíduos descartados são compostos de materiais recicláveis e podem retornar à cadeia produtiva, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para isto, é necessário um bom gerenciamento de resíduos sólidos na cidade que favoreça a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos. 

Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente, uma vez que os resíduos sólidos podem levar décadas ou até séculos para serem decompostos. 

O que podemos reciclar ?

Coletor papel onda limpa

PAPEL :

Pode : Jornais, revistas, caixinhas de produtos de sucos e leite, envelopes, embalagens em cartão e papelão.

Não pode : Fotografias, guardanapos, papel higiênico, etiquetas adesivas, papel carbono, fita crepe, entre outros.

METAL :

Pode : Lata de folha de flandres (oleo, ervilha, etc), lata de aluminio, sucata de reformas, tampinhas de garrafa, panelas, arames, pregos, fios de cobre, bandeja, embalagens de aluminio, ferragens, chapas e canos.

Não pode : Esponja de aço, clipes, grampos e agrosséis.

Coletor metal onda limpa
Coletor vidro onda limpa

VIDRO :

Pode : Garrafas de todos os tipos, copos, potes, frascos e cacos de vidro.

Não pode : Espelho, lâmpadas, porcelana e cerâmica.

PLÁSTICO:

Pode: Tampas de refrigerantes, copinhos, saquinhos, frascos de shampoo e material de limpeza, embalagens de margarina e manteiga, canos e tubos.

Não pode: Cabos de panela e tomadas.

Coletor plastico onda limpa

A Coletiva Seletiva do Onda Limpa !

A Coleta Seletiva do Onda Limpa iniciou em 2015. No início contemplava cerca de 50 famílias do bairro de Itapuama no Cabo de Santo Agostinho-PE e era feita com uma espécie de madeira birita e em sacos distribuídos previamente nas casas das famílias cadastradas que separavam seus resíduos.
Após participar do Edital Ciclo Verde da empresa Arlanxeo, em 2016, recebemos como premiação um triciclo com carroça que nos permitiu ampliar a coleta seletiva para mais 70 famílias, passando a contemplar cerca de 120 casas, além das famílias, coletamos os resíduos de comércios e estabelecimentos locais.
Famílias e comerciantes fazem parte de um cadastro e possuem o compromisso de separar seus resíduos sólidos para o dia de coleta. Em dia de coleta, o Empreendedor Social e Presidente da Organização Onda Limpa passa nas casas, comércios e estabelecimentos cadastrados recolhendo o material reciclavél.
Essa é uma iniciativa pioneira e de muito compromisso com o meio ambiente e comunidade local.